• Webmail

Acesse sua conta de e-mail

Preencha os campos abaixo
Nome:
@sintes.com.br
Senha:
sintes1

 

                                                          III Congresso do Sintes/SE
                                    
Seguir combatendo as contradições
                             O Congresso inaugura uma nova página na história do Sintes 

       

O III Congresso Estadual do Sintes, realizado nos dias 19 e 20 de novembro, inaugurou uma nova página na história do Sintes. “Passamos um período de refluxo, muitas perseguições aos dirigentes do Sintes, mas não desistimos da luta. Esse congresso é uma retomada, uma reorganização do nosso Sindicato”, disse Alberto Calasans, presidente do Sintes/SE.   O congresso foi realizado no auditório do Sindicato dos Petroleiros em Aracaju. Na mesa de abertura, entidades sindicais e estudantis saudaram o evento: CSP-Conlutas, Sindicagese, Sindipetro AL/SE, Fetase, CTB, Anel, Ilaese e Fites. Ao todo, foram inscritos 21 delegados, três observadores e oito convidados. Maria de Lourdes e Pedro Manoel participaram representando a Fites. Vera Lúcia, ex-diretora e uma das fundadoras do Sintes/SE, participou do debate sobre conjuntura, junto com Maria de Lourdes.

Balanço   O congresso celebrou os 10 anos do Sintes/SE. “São 10 anos de muitas lutas, muitas greves, muitas mobilizações. São 10 anos combatendo as contradições”, afirmou Patrícia Medeiros, diretora do Sintes. Apesar dos problemas enfrentados durante esses 10 anos, o Sintes/SE nunca se retirou da luta. “Foram anos de contas bloqueadas, criminalização dos dirigentes sindicais, nossa categoria também sentiu o refluxo que atingiu os movimentos sociais nos últimos tempos. Mas podemos afirmar que durante esses 10 anos temos um balanço positivo. Nunca nos vendemos a nenhum patrão, a nenhum governo. Nunca vendemos os direitos dos trabalhadores. Ao contrário, fomos perseguidos por lutar em defesa e pela ampliação de direitos”, disse Alberto Calasans.

 

 Plano de lutas   O congresso apontou um plano de lutas para o próximo período. O principal desafio é fortalecer o Sintes/SE, ampliar o número de filiados na capital e no interior do Estado, garantir uma sede do Sindicato e, junto com a CSP-Conlutas e outras entidades parceiras seguirmos juntos na luta. 
· Pela reintegração de Maria Auxiliadora e Patrícia Medeiros no Sindivigilantes;
· Organizar o cadastro dos filiados;
· Curso de formação sindical;
· Alugar a sala para a sede do Sintes;
·  Campanha de filiação na capital e no interior;
· Lutar contra a criminalização dos movimentos sociais e dos dirigentes sindicais;
· Lutar contra a reforma da Previdência e pelo fim do fator previdenciário;
· Fortalecer a Fites e CSP-Conlutas. 

 Moção de repúdioO congresso votou duas moções de repúdio. Uma destinada ao Sindsaúde do Estado do Ceará e a outra, ao Sindivigilantes do Estado de Sergipe. A primeira, contra a redução salarial, retirada de direitos e demissões imposta pelo Sindsaúde/CE. A segunda, pelas atitudes tomadas diante das decisões judiciais favoráveis à Maria Auxiliadora e Patrícia Medeiros que o sindicato não cumpre. Confraternização

No final do congresso foi realizada uma confraternização para celebrar os 10 anos de resistência e luta do Sintes/SE. Parabéns, bolo, cerveja e churrasco de gato. Muita música e muito arrasta pé. A animação musical ficou por conta de Bebero da Paraíba e Claudinete Melo, funcionária do Sindipetro AL/SE.