• Webmail

Acesse sua conta de e-mail

Preencha os campos abaixo
Nome:
@sintes.com.br
Senha:

  O Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Sindicais (SINTES) realizou na tarde da sexta-feira, 19, ato público em frente à sede do Sindivigilantes. As duas funcionárias deste Sindicato estão sem receber salários desde julho de 2008. “O Sindivigilantes chamou o Sintes para tentar fechar um acordo sobre a situação das companheiras Maria Auxiliadora e Patrícia Medeiros, porém depois recuou. As duas companheiras estão sem receber salários e outros direitos trabalhistas desde julho de 2008. O Sintes já obteve várias decisões jurídicas a favor das duas companheiras. Porém, o Sindivigilantes não tem cumprindo com as sentenças judiciais”, afirmou o Alberto Calasans.

   Maria Auxiliadora e Patrícia Medeiros são funcionárias do Sindivigilantes há 10 anos. Ambas são diretoras do Sintes. “Só de multa o Sindivigilantes nos deve R$385 mil, por não cumpri com a sentença judicial que determina nosso retorno ao trabalho. Além disso, deve nos salários e demais direitos trabalhistas”, afirmou Patrícia Medeiros.

   Durante todo esse período foram muitas mobilizações organizadas pelo Sintes/SE. “Já realizamos café da manhã, hoje estamos realizando um almoço. Com apoio da CSP-Conlutas e várias outras entidades temos conseguido seguir firme na luta”, disse Maria Auxiliadora. 

 

 “Cozidão” da luta  

  Durante a manifestação foi servido o “cozidão” da luta. “O cozido foi preparado pelas duas companheiras e ajuda da família da Patrícia que veio à mobilização trazer solidariedade”, frisou Alberto Calasans.   Entre uma fala e outra, os manifestantes saboreavam o “cozidão”. “É a nossa fonte de energia, pois a luta continua”, disse sorrindo Paula Juliana, funcionária do Sindipetro AL/SE. 

 

 Solidariedade de Classe  

  Trabalhadores da base do Sintes, entidades sindicais, estudantis e partidos políticos participaram do ato público em frente à sede do Sindivigilantes.   Francisco Rodrigues, diretor do Sintes e funcionário da Fetase, ressaltou a contradição dos diretores do Sindivigilantes que deveriam agir como trabalhadores e agem como os patrões.   Zeca Oliveira, falou em nome do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Pedro Messias em nome do Sindipetro AL/SE e da CSP-Conlutas e Patrick, estudante do curso de Física da UFS, em nome da Assembleia Nacional dos Estudantes Livre (ANEL), onde frisou a unidade dos estudantes com os trabalhadores. 

 

Congresso 

  Hoje, a partir das 18h, terá inicio no auditório do Sindicato dos Petroleiros, o III Congresso Estadual do Sintes. Com o lema “Combatendo as contradições para avançar na luta”, o congresso marca também o 10º aniversário da entidade. 
  “O congresso é a principal instância deliberativa do Sintes.
Queremos fazer do III Congresso Estadual um espaço democrático e de organização das nossas lutas para que possamos avançar nas conquistas”, disse Alberto Calasans, Presidente do Sintes/SE. 
  Na mesa redonda que debaterá a conjuntura contaremos com a presença de Vera Lúcia (ILAESE – Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos e ex-diretora do Sintes) que fará uma analise da conjuntura política nacional e internacional. Maria de Lourdes, representando a Federação Interestadual dos Trabalhadores em Entidades Sindicais (FITES), fará a analise do movimento sindical dos trabalhadores em entidades sindicais do Brasil.
 
  O segundo dia do congresso será dedicado ao debate das teses nos grupos de discussões e as deliberações em plenária final. No fim da tarde, será organizada uma confraternização para comemorarmos os 10 anos de luta e resistência do Sintes/SE.