Mergulhada em uma crise cada vez mais longe de se dá por saneada, a Aviação Brasileira, desde a queda do vôo 1907 da Gol em setembro passado, tem deixado irritados milhares de passageiros que dela precisam. A escassez de controladores de vôos, denunciada pelo Sindicato da categoria, foi apontada, ainda no início da crise no ano passado, como uma das graves deficiências do setor. Na época, a entidade denunciou ainda, quando como forma de protesto realizou a chamada “operação-padrão”, reivindicando a admissão de novos controladores, a sobrecarga de trabalho, numa atividade em que qualquer falha pode vir a ser fatal.
Longe de ter sido debelada, a crise ou o “Apagão Aéreo”, ainda neste mês de março, voltou a inundar os noticiários. Os atrasos constantes em vôos aliado a não revelação das causas do acidente – que completou seis meses no último dia 29 – com o avião da Gol motivaram parlamentares da oposição a reivindicar a instalação de uma CPI. A reação imediata dos governistas de impedir a criação da Comissão foi obstruída por duas vezes, nos dias 8 e 14, após os parlamentares da oposição pedirem vistas e adiar a votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na sessão do dia 21 porém, a base aliada conseguiu aprovar o recurso, subscrito pelo líder do PT, Luiz Sérgio (PT-RJ), no Plenário da Câmara, impedindo a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Depois de deixar a CCJ, onde o recurso teria sido aprovado, um dia antes da votação em Plenário, por 308 votos contrários e somente 141 favoráveis, a proposta de criação da CPI foi recusada.
Apesar disso, ontem, dia 29, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Celso de Melo, concedeu uma liminar que apesar de invalidar a decisão da Câmara, submete a instalação da CPI ao plenário do tribunal, que deve tomar a decisão somente no final de abril.
Confira a seguir a relação dos deputados de Sergipe que votaram a favor do recurso do PT e contra a criação da CPI do Apagão Aéreo na sessão do dia 21 no Plenário da Câmara dos Deputados.
Eduardo Amorim - PSC
Iran Barbosa – PT
Jackson Barreto - PTB
Valadares Filho - PSB
