Notícias Destaque

Foi dada a largada para o processo de negociação referente à Campanha Salarial dos Empregados do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE). A minuta traz propostas que buscam alguns avanços no atual Acordo Coletivo, já que nas últimas negociações apenas foram mantidas as cláusulas, sem nenhuma melhoria. A entrega da Minuta de Reivindicações 2015/2016 foi protocolada no dia 31 de agosto, junto à Secretária da Presidência do SEEB/SE. Contudo, até o momento não recebemos nenhuma contraproposta.

Em negociações anteriores, o entendimento da direção do SEEB por não avançar nas cláusulas salariais, foi que a entidade estava passando por momentos de crise. Por outro lado, os empregados compreendiam o momento de dificuldade do Sindicato e se contentavam apenas com a manutenção do acordo, esperando por dias melhores e a certeza do reconhecimento da entidade sindical.

Este ano, os dias melhores chagaram, atualmente o SEEB/SE, teve o quadro de empregado reduzido, em decorrências de aposentadorias, além de contar com uma receita extraordinária de mais de R$ 1 milhão de reais, em honorários percebidos pelo setor Jurídico do Sindicato, referentes a ações que estavam em andamento há alguns anos.

Na Minuta deste ano, há três cláusulas de verbas salariais de igual valor ao estabelecido na Convenção Coletiva dos Bancários, o índice de reajuste, o auxílio funeral e décima terceira cesta alimentação. O objetivo do SINTES/SE é buscar como referência o mesmo valor estabelecido na Convenção Coletiva dos Bancários para as cláusulas do auxílio refeição e da cesta alimentação, que, somadas, estão abaixo R$ 90,17 do valor recebido pelos bancários. Constam da pauta outras cláusulas que já beneficiam bancários e diretores liberados, como: vale cultura, folga assiduidade, liberdade sindical.

O Sintes/SE continua aguardando a contraproposta da diretoria do SEEB/SE.