Prezados Diretores,

O SINTES/SE vem através deste, depois de realizar assembleia no dia 31/01/20 com os trabalhadores, foi aprovado por unanimidade dos presentes responder ao e-mail enviado no dia 28/01/20, onde a direção do Sindipetro exige uma reunião com o SINTES/SE em Maceió para tratar do acordo coletivo de trabalho dos empregados lotados em Sergipe e dar continuidade às negociações em mesa única as entidades sindicais.

Primeiramente é necessário deixar claro que o SINTES/SE é responsável pela base territorial dos empregados em sindicatos no Estado de Sergipe. Desta forma, não reconhecemos a imposição da direção do SINDIPETRO em tratar do Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados dessa entidade em uma mesa única entre duas bases territoriais distintas.

A direção do SINDIPETRO precisa entender e respeitar a autonomia sindical e o Acordo do Coletivo Vigente: cada estado possui um sindicato que representa sua categoria em sua respectiva base territorial. SINTES/SE fecha o Acordo Coletivo de Trabalho dos empregados apenas com abrangência no território do Estado de Sergipe, conforme está registrado no Ministério do Trabalho e Emprego: “CLÁUSULA SEGUNDA – ABRANGÊNCIA - O presente Acordo Coletivo de Trabalho, aplicável no âmbito da empresa acordante, abrangerá a categoria os termos deste Acordo Coletivo de Trabalho devem ser aplicados a todos trabalhadores empregados diretamente no Sindicato Unificado dos trabalhadores Petroleiros, Petroquímicos, Químicos e Plásticos dos Estados de Alagoas e Sergipe, com abrangência territorial de Sergipe, com abrangência territorial em SE.

Reiteramos nossa posição já expressa em outros ofícios encaminhados a está direção, onde nos colocamos de prontidão para prosseguirmos o processo de negociação. Sendo assim, solicitamos o agendamento de reunião para o dia 06/02/2020, próxima quinta-feira, às 10h00, na Sede do Sindipetro, situada na rua Siriri, 629 - Centro, Aracaju - SE.

SINTES/SE

A/C